Quando pensamos na aprendizagem de um novo idioma, logo imaginamos crianças aprendendo com muita facilidade e adultos num processo mais árduo e lento. A divulgação dos resultados de uma pesquisa realizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) também sugere essa ideia apontando que a melhor idade para aprender um novo idioma é por volta dos 10 anos.
É fato que nascemos como linguistas naturais e, com o tempo, vamos modificando nossa maneira de aprender. Porém, apesar de perdermos algumas habilidades com a idade, adquirimos vantagens específicas nos diferentes estágios da vida.
Como bebês, temos um ouvido melhor para os sons. Conseguimos ouvir todas as 600 consoantes e 200 vogais que compõem todas as línguas do mundo, mas vamos perdendo esta habilidade natural porque nosso cérebro tende a focar apenas nos sons a que somos expostos.
Nas crianças, o cérebro está em desenvolvimento acelerado e funciona como uma esponja absorvendo com facilidade e naturalidade tudo aquilo que lhe é apresentado. Por isso, é possível, nesta fase, desenvolver a fala de maneira muito semelhante à de um nativo e aprender estruturas gramaticais de forma natural através da escuta e imitação. Para além da facilidade de aprendizagem, estudos apontam que até os 11 anos de idade a aprendizagem de um idioma aumenta a plasticidade do cérebro desempenhando um papel importante na formação rápida dos circuitos de memória para a codificação de nova informação, facilitando, assim, a aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.
A partir dos 18 anos, o cérebro vai se tornando menos mutável ou adaptável, perdendo a habilidade natural para a aprendizagem como ocorria na infância. No entanto, os adultos possuem outras habilidades desenvolvidas com a maturidade que contribuem, significativamente, com a aprendizagem. Os adultos possuem controle cognitivo, maior tempo de atenção para a aprendizagem explícita (aprender em aula), capacidade de memória e maior experiência linguística para processar novas informações. Portanto, a aprendizagem de um idioma na fase adulta é possível e, além disso, oferece vantagens bastante discutidas relacionadas à capacidade de retardar doenças cerebrais, já que estimula o funcionamento do cérebro no processamento do novo idioma.
Diante disso tudo, concluímos que a aprendizagem de um idioma pode acontecer em qualquer fase da vida, mas devemos considerar que iniciá-la na infância a torna mais eficiente, além de trazer inúmeros benefícios para outras aprendizagens como um todo.
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